Deformidades da coluna vertebral geralmente envolvem curvaturas anormais da coluna e podem ou não causar dor. Escoliose e hipercifose são tipos de deformidade da coluna vertebral.
As curvas podem resultar de alterações degenerativas relacionadas à idade, fraturas, infecções, tumores, problemas neurológicos ou alterações estruturais após uma cirurgia da coluna.
Alguns tipos se desenvolvem à medida que a pessoa cresce desde a infância. Isso é comumente referido como escoliose idiopática do adolescente.
A dor em pacientes com deformidade da coluna vertebral pode surgir da compressão ou irritação dos nervos da coluna curvada, discos vertebrais degenerados ou articulações facetárias degeneradas/sobrecarregadas.
A deformidade da coluna nem sempre é dolorosa. A dor pode surgir se a coluna deformada causar compressão ou irritação da raiz nervosa. A dor também pode vir das articulações facetárias ou sacroilíacas.
Um exame físico será realizado para avaliar a curva e começar a abordar os sintomas que podem estar presentes. O meio mais comum de avaliar a deformidade da coluna vertebral é através de imagens como as radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
É importante descartar possíveis causas como fraturas dos corpos vertebrais, infecção ou tumores. Em pacientes com dor, a investigação diagnóstica pode incluir avaliações para compressão da raiz nervosa e dor nas articulações facetárias.
O tratamento para condições de deformidade da coluna depende do tipo de problema, idade do paciente, extensão da progressão da deformidade e gravidade da dor. A dor é tratada da mesma maneira que a compressão da raiz nervosa, estenose ou dor nas articulações facetárias, dependendo dos resultados da avaliação diagnóstica.
Se houver problemas estruturais significativos, a cirurgia pode ser realizada em um esforço para realinhar a coluna ou interromper a progressão de uma deformidade.
Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo e vamos conversar!
O Dr. Alessandro é formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas.
Possui especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP e doutorado em medicina pela mesma instituição de ensino.
A localização foi pensada de forma a oferecer o máximo de conforto ao paciente. Além dos confortáveis consultórios contamos com um centro cirúrgico para realização de procedimentos minimamente invasivos e nossa equipe está apta a auxiliar o paciente sempre que necessário.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde, por favor.
Rua Haddock Lobo, 131 - CJ 903
Cerqueira César, São Paulo
Telefone: (11) 4858-7272
WhatsApp: (11) 4858-7272
Responsável Técnico: Dr. Alessandro Gonzalez Torelli • CRM-SP: 124884.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.