Dor Aguda

Doenças da Coluna Vertebral

Dor Aguda


A dor aguda nas costas não é um tipo específico de dor, mas é baseada em quanto tempo durou. O período de tempo considerado para dor nas costas aguda varia de acordo com o tipo de lesão, mas normalmente é de três semanas a três meses. Geralmente, a dor lombar aguda segue um curso típico ou esperado para cada um dos tipos específicos de lesão. A dor geralmente é mais intensa inicialmente e gradualmente desaparece.

Sintomas

A dor aguda relacionada à coluna pode surgir nas costas e/ou pernas e no pescoço e/ou braços. Sensações de dor, dormência, queimação ou formigamento podem ser sentidas.

Diagnóstico

O médico perguntará sobre seu histórico e realizará um exame físico. Radiografias ou outras imagens geralmente não são indicadas, a menos que a dor tenha durado pelo menos quatro semanas.


A imagem pode ser feita para descartar uma fratura ou outros problemas potencialmente mais sérios em determinadas situações. Uma avaliação mais extensa será realizada se houver sintomas que indiquem lesões nervosas, como perda de controle do intestino/bexiga ou fraqueza nas extremidades.

Tratamentos

O tratamento para a maioria das dores agudas nas costas/pescoço inclui modificação da atividade, educação, fisioterapia e/ou medicação. A menos que haja uma razão neurológica (como perda da função intestinal ou da bexiga por compressão significativa do nervo ou da medula espinhal), a dor aguda geralmente não é tratada cirurgicamente.

Agende uma Consulta

Fale Comigo

Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Conheça o Profissional

Dr. Alessandro Gonzalez Torelli

Ortopedia e Traumatologia 

CRM - SP: 124884 | RQE: 81960


O Dr. Alessandro é formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas.


Possui especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP e doutorado em medicina pela mesma instituição de ensino.

Saiba mais
Share by: