A osteoporose é a diminuição da massa e resistência óssea e por si só não é dolorosa. Geralmente está associado ao envelhecimento. Desequilíbrio metabólico, genética e medicamentos também são fatores. A osteopenia é uma forma menor desta condição e, se não tratada, pode progredir para uma osteoporose mais grave. Na coluna, os segmentos torácico e lombar são os mais comumente afetados.
As fraturas por compressão vertebral ocorrem quando o osso enfraquece e não consegue mais suportar a carga imposta a ele. Os sintomas da coluna relacionados à osteoporose incluem dor nas costas e deformidades que podem levar a uma curvatura nas costas e/ou diminuição da altura. Fraturas de compressão em vértebras osteoporóticas podem ser muito dolorosas.
A osteoporose não é dolorosa por si só. No entanto, pode levar a fraturas na coluna vertebral que podem causar dor nas costas. As fraturas também podem resultar em uma deformidade da coluna vertebral que pode levar a uma curvatura nas costas e/ou diminuição da altura.
Após um exame físico, pode-se realizar radiografias da coluna para verificar se há fraturas. Existem várias avaliações de triagem rápidas e fáceis para osteoporose que examinam o pulso ou o calcanhar. No entanto, um exame confiável é chamado de densitometria óssea.
Geralmente, a parte inferior da coluna e o quadril são avaliados para diagnosticar a osteoporose. Sua qualidade óssea é relatada comparando você com outras pessoas da mesma idade e sexo, bem como com uma população de adultos jovens.
Os resultados geralmente são considerados em termos de densidade normal do osso, densidade um pouco reduzida (chamada osteopenia) ou densidade significativamente reduzida (osteoporose).
Os tratamentos da osteoporose incluem suplementação com cálcio e vitamina D. Exercícios com pesos, incluindo caminhadas, são extremamente importantes para construir ossos mais fortes. Certos medicamentos, como bifosfonatos, raloxifeno e hormônio da paratireóide, estão disponíveis para prevenir, reduzir ou tratar a osteoporose.
Outros medicamentos podem ser usados se a osteoporose estiver relacionada a uma condição médica mais geral. É importante discutir as opções de tratamento com seu médico para decidir qual tratamento é o melhor para você.
Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo e vamos conversar!
O Dr. Alessandro é formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas.
Possui especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP e doutorado em medicina pela mesma instituição de ensino.
A localização foi pensada de forma a oferecer o máximo de conforto ao paciente. Além dos confortáveis consultórios contamos com um centro cirúrgico para realização de procedimentos minimamente invasivos e nossa equipe está apta a auxiliar o paciente sempre que necessário.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde, por favor.
Rua Haddock Lobo, 131 - CJ 903
Cerqueira César, São Paulo
Telefone: (11) 4858-7272
WhatsApp: (11) 4858-7272
Responsável Técnico: Dr. Alessandro Gonzalez Torelli • CRM-SP: 124884.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.