Este tipo de dor surge de alterações degenerativas nas articulações facetárias. Essas alterações podem causar inflamação. A base do tratamento é a medicação anti-inflamatória, fisioterapia, quiropraxia e modificação da atividade e estilo de vida. Se esses tratamentos não fornecerem alívio adequado da dor, injeções podem ser consideradas.
As injeções de facetas também podem ser usadas como avaliação diagnóstica (teste terapêutico). Se a dor diminuir significativamente após a injeção, isso ajuda a identificar a articulação como a responsável pela origem da dor. Isso pode ser útil no planejamento de tratamentos futuros.
Essas injeções podem proporcionar alívio da dor por dias ou até anos ou, em alguns casos, permanentemente.
As injeções de facetas são usadas principalmente para controlar a dor nas articulações das facetas (ou síndrome da faceta), que é um tipo de artrite localizada ao longo da coluna (osteoartrite). A deterioração das articulações das facetas na coluna pode causar vários tipos de dor.
A degeneração da articulação facetária acontece quando a cartilagem entre as duas articulações desaparece e o osso de uma articulação começa a gerar atrito contra o osso da outra. A dor grave pode se manifestar no pescoço, na parte superior das costas ou na parte inferior da coluna. Dependendo de onde a artrite está, pode ser mais difícil para o paciente mover o pescoço, as costas ou os quadris – o que significa que andar, sentar ou olhar ao redor pode ser muito mais difícil e doloroso.
Os tratamentos para a osteoartrite da articulação facetária podem ajudar a reduzir a dor e mantê-la em um nível gerenciável.
Antes do procedimento
Durante o procedimento
Após o procedimento
Os resultados são bastante variáveis para todos. A duração do alívio é de dias a semanas ou meses. O agente anestésico durará algumas horas e depois desaparecerá.
O corticóide normalmente se torna eficaz em 48-72 horas após o procedimento e durará no corpo por até 1 semana. No entanto, o efeito terapêutico da medicação pode persistir por muito mais tempo em muitos pacientes.
Durante as horas imediatamente após o procedimento, sua coluna na área da injeção pode ficar um pouco fraca ou estranha devido ao efeito do anestésico da injeção.
Além disso, espera-se alguma dor nos locais das injeções de agulha e pode durar alguns dias. Compressas de gelo na área da infiltração por 20 minutos de cada vez nos primeiros dias, conforme necessário, pode trazer alívio desse desconforto.
Após os primeiros dias, gelo ou calor podem ser usados com base na preferência do paciente.
Abster-se de qualquer atividade extenuante no dia do procedimento, no entanto, o repouso no leito não é necessário. Se você recebeu sedação intravenosa, não poderá dirigir no dia do procedimento.
A atividade física normal, como caminhada, trabalho e tarefas domésticas básicas, pode ser retomada no dia seguinte ao procedimento com aumento gradual da atividade física mais intensa na semana seguinte ao procedimento, conforme tolerado.
Você pode retomar seu regime de medicação habitual após o procedimento, exceto para anticoagulantes. Recomenda-se que o anticoagulante seja reiniciado 24 horas após a injeção, desde que autorizado pelo médico prescritor dessa medicação.
Felizmente, as complicações são muito raras, mas podem incluir sangramento, infecção, lesão do nervo ou da medula espinhal, aumento da dor no pescoço ou nas costas ou reação alérgica aos medicamentos usados.
Além das complicações, os pacientes também podem experimentar certos efeitos relacionados aos medicamentos injetados, provavelmente o corticóide.
A medicação corticóide pode causar sintomas temporários, como rubor do rosto ou da pele ('ondas de calor'), retenção de líquidos, ganho de peso temporário, aumento do apetite, irritabilidade ou ansiedade e, se for diabético, aumento transitório do açúcar no sangue.
Ficou com dúvidas? Entre em contato comigo e vamos conversar!
O Dr. Alessandro é formado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas.
Possui especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da FMUSP e doutorado em medicina pela mesma instituição de ensino.
A localização foi pensada de forma a oferecer o máximo de conforto ao paciente. Além dos confortáveis consultórios contamos com um centro cirúrgico para realização de procedimentos minimamente invasivos e nossa equipe está apta a auxiliar o paciente sempre que necessário.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops, parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde, por favor.
Rua Haddock Lobo, 131 - CJ 903
Cerqueira César, São Paulo
Telefone: (11) 4858-7272
WhatsApp: (11) 4858-7272
Responsável Técnico: Dr. Alessandro Gonzalez Torelli • CRM-SP: 124884.
Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Future Marketing Médico.